sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Materiais de anos anteriores - Estatistica e Probabilidades

Por último(por hoje :P), deixo-vos material da disciplina de IPEAP - Introdução às Probabilidades e Estatistica Aplicada à Psicologia:

Atenção!Importante - Nota da delegada sobre o seu contéudo:

" Este documento word faz parte de um trabalho teórico acerca de Estatística e Probabilidade que pode fornecer algumas bases e explicações para a disciplina de IPEAP. Não substituí de forma alguma os apontamentos da disciplina pelo que devem ser usados a par.

Notas:

Página 4- O método usado no exemplo 3 não está de acordo com o dado na aula. este é um método simplificado que pode ajudar a entender o processo contudo a regra a utilizar deverá ser a Regra de Struges dada em aula. Esta regra encontra-se na pág.11 do primeiro "caderno" de «apontamentos parciais de apoio às aulas».

Página 18 - O designado diagrama de Extremos e Quartis é similar ao Diagrama de Caixa e Bigodes, pelo que através da análise de qualquer um deles se obtém as mesmas conclusões e leituras.

A partir da página 21- Existe uma gralha quanto ao símbolo do desvio padrão que deve ser substituído pelo símbolo s, como estudámos na aula. A diferença é que o primeiro se destina a dados da População, enquanto que o segundo se aplica a dados da Amostra. Na última pág. do "caderno" de «apontamentos parciais de apoio às aulas» estudado na 1ª aula encontra-se todas as distinções a este nível, pelo que deve ser consultado." by: Delegada: Mariana Homem

Link onde se encontra o trabalho acima referido : http://docs.google.com/Doc?docid=0AQF6CS4DA-dYZGc1Y25yM21fMTBocDM5NHhnNA&hl=en

Beijinhos a todos,Boa noite!

P'la delegada,

Andreia Alves

4 comentários:

  1. Olá!

    Uma pergunta: ainda não foi colocado aqui nenhum material das aulas teóricas de Estatística, pois não?

    O primeiro post, acho que é o primeiro, tem documentos de ajuda mas não o material que foi dado na aula... acho eu... :)

    Podem colocar aqui?

    Obrigada!

    Sílvia

    PS - Não liguem ao nick... outras andanças! :)

    ResponderEliminar
  2. Ola Silvia!

    Tens razão ainda não foi colocada nem o primeiro nem o segundo "caderno" de apoio às aulas que a prof. Helena Bacelar costuma deixar na reprografia. No entanto, vou perguntar à delegada se posso fazer scan e disponibilizá-los aqui. Pode ser?

    beijinhos,

    de nada!

    Andreia Alves

    ResponderEliminar
  3. O diagrama de extremos e quartis é exactamente a mesma coisa q a caixa de bigodes, a prof. costuma usar o 2º termo, mas nos livros normalmente vem o 1º. ;)

    ResponderEliminar
  4. Pois Inês,eu penso que tens razão, pelo menos, em MACS eu só falei no primeiro nome, mas tudo o que aplico do de "caixa e bigodes"e' igual.Penso que, neste caso em específico, estamos perante uma parte da matéria onde quem já tinha dado a "versao"diagrama de extremos e quartis"apenas tera de adaptar a designação do exercicio para "caixa e bigodes"porque na prática, quem realiza um, está a realizar o outro:)

    ResponderEliminar