quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

WACT

A WACT – We Are Changing Together é uma ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento) portuguesa, criada em 2007, que tem como objectivo principal o Desenvolvimento Económico e Social.



Desenvolvemos e implementamos, com esse intuito, projectos nas áreas da Saúde, Economia, Educação, Engenharia, Arquitectura e intervenção Social promovendo o desenvolvimento sustentável nas suas zonas de actuação, no contexto dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).



Em 2010, a WACT tem prevista a realização do terceiro Projecto WACT Spirit em São Tomé e Príncipe, realizado desde 2008 nos meses de Verão, e a continuação do seu projecto em Portugal, no Bairro Padre Cruz (Carnide, Lisboa), iniciado no final de 2008 e desde então em actividade permanente e contínua.



Seguindo uma lógica de crescimento e expansão técnica diferenciada, actualmente a WACT está a recrutar pessoas para as suas áreas de Research, nomeadamente para as áreas de Educação e Social.


WACT - We Are Changing Together
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD)
www.wact.pt

Saudações Académicas,

Diogo Martins
(Presidente da DAEFPCE-UL)
--
Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa

Voluntários em projecto de intervenção social

PRECISA-SE DE VOLUNTÁRIOS PARA
DAR APOIO ESCOLAR/ EXPLICAÇÕES

Projecto de Intervenção social na zona da Ameixoeira (Lisboa)

(Do 1º ao 10ºano)

2010

CONTACTOS:

SOS Racismo (interligar.pe@gmail.com)

www.interligarproject.blogspot.com

Tel. 217552700/ 964105974


--
SOS Racismo
www.sosracismo.pt
www.sosracismo.blogspot.com
www.interligarproject.blogspot.com
http://agitatepelosdireitoshumanos.blogspot.com/
217552700








--
Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa

Alameda da Universidade
1649-013 Lisboa

Tel. 21 797 31 79
Fax 21 795 53 10
E-mail ae.fpceul@gmail.com

Sport News


+ 1 SEMANA GRATUITA



INSCREVE-TE NO 2º SEMESTRE NO DIA EM QUE EXPERIMENTAS

E FICAS ISENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO!!



· Se és aluno da U. Lisboa este convite é para ti! Basta apareceres e trazeres o teu comprovativo de matrícula. Depois é só praticares o que mais gostas!

· És aluno da U.Lisboa e já estas inscrito? Então aproveita para trazeres os teus amigos de turma, da faculdade, da tua residência!! Vais ver que vais ser um dia muito divertido!













DAMOS + À TUA VIDA ACADÉMICA





--
Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa

Alameda da Universidade
1649-013 Lisboa

Tel. 21 797 31 79
Fax 21 795 53 10
E-mail ae.fpceul@gmail.com

Inscrições do 2ºsemestre

"Boa noite a todos!

A pedido da representante do 3º ano e porque penso que devemos lutar pelo que acreditamos que deve ser melhorado venho informá-los que está a decorrer um abaixo-assinado para o melhoramento do net@ e um levantamento de todos os problemas que surgiram nas inscrições do 2º semestre.

Peço-vos para irem ver no blog do 3º ano (http://psicologiaaocontrario2.blogspot.com/) o post de dia 27 de Janeiro que tem como título URGENTE - VAMOS AGIR! - Inscrições e para darem especial atenção aos pontos 1, 2 e 4 pois penso que são os que se aplicam mais ao 1º ano.

É importanto que vão todos ver!

Muitos beijinhos
Mariana Homem"

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Atenção a todos: IPEAP

"Boa tarde!

A pedido das professoras de estatísticas venho vos comunicar urgentemente que poderão consultar tanto a 2ª frequência como o exame de 1ª fase dia 28, 5ª feira, às 16h.

Segue em anexo o aviso escrito pelas professoras.

Beijinhos
Mariana Homem"

Aviso Estatistica

Fórum: continuação da mensagem da delegada!

"Bom dia!

Esqueci-me de referir dois pontos no post anterior mas também já estava grande demais! :p

Em relação a um fórum para conversas mais alargadas, para dúvidas ou outras coisas sobre a matéria venho relembrar que já está criado, tendo também já criadas as 5 divisões das 5 cadeiras. Claro que para este semestre vou colocar as novas divisões de todas as novas cadeiras.

Por último relembro também que no início do ano foi discutida a forma de resolver os obstáculos que poderiam existir por haverem cadeiras optativas e penso que chegámos ao consenso que a melhor forma, e que portanto é como eu vou fazer, era eleger sub-representantes em cada cadeira optativa que ficariam responsáveis por me transmitir todo o material referente a essa cadeira, de forma a eu poder divulgar no blog.

Se alguem tiver uma ideia melhor claro que pode sugeri-la para ser analisada por todos!

Muito obrigada pela vossa atenção!
Beijinhos
Mariana Homem"

Mensagem da delegada

Bom dia a todos!

Penso que todos já tiveram conhecimento das conversas que ocorreram no PsicoBlaBla e venho por aqui dar a minha opinião, tal como foi pedida também no chat.

Desde já quero agradecer à Andreia Alves, porque todos vocês sabem que sem ela não seria capaz de ter criado este blog e de o ter tão actualizado. Quero salientar que tudo o que ela fez foi simplesmente o que eu lhe pedi, e o que ela mudou ou não mudou foi por pedido meu, portanto peço para que se existirem algumas opiniões que vão contra a forma de funcionamento do blog sejam dirigidas a mim e principalmente faladas e discutidas comigo de forma a melhorar.

Gostava também de pedir desculpa á Andreia de a ter muitas vezes sobrecarregado, porque eu própria por vezes também estava, mas sei que demos as duas o melhor que conseguimos!

Quero agradecer a todos os colegas que me facultaram material e se mostraram tão disponíveis porque sem vocês todos também não era possível ter o blog actualizado e com tanto material!

Podem estar todos descansados que este é e vai continuar a ser o blog do 1º ano e eu como vossa representante vou continuar a fazer tudo o que posso e consigo para o manter actualizado e para vos ajudar, não existindo nenhumas interferências.
Em relação ao novo blog criado pela nossa colega ela tem todo o direito de ter um blog pessoal e de colocar lá o material que preferir, peço é para terem atenção que poderá não ter todo o material pois existem documentos provenientes de outros colegas que só eu tenho acesso para divulgar.

Por último quero dizer que penso que desde o início do ano me mostrei disponível para novas ideias e nunca descriminei ninguèm nem nenhuma opinião, pois prefiro que dêem todos a opinião pessoal porque é uma forma de eu evoluir enquanto representante.

Em relação aos grupos de estudo é verdade que não divulguei esta ideia mas porque não me pareceu que desse resultado e que fosse um bom funcionamento porque na minha opinião todos devemos ir o máximo de aulas teóricas que conseguirmos e não depender-mos uns dos outros pois pode tornar-se inconveniente e prejudicial para alguns.

Peço para me ajudarem a fazer o melhor por vocês enviando as vossas ideias!

Muitos beijinhos
Obrigada a todos pelo vosso apoio!

Mariana Homem"

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Informações!

"Boa noite a todos!

Venho por aqui fazer um favor a um colega nosso, o Diogo Oliveira, que me pediu para vos transmitir esta mensagem escrita por ele:

"Dia 30 (sábado) no Clube do Optimismo - “ACREDITA EM TI!” – um workshop brutal de motivação pessoal com grande foco nos objectivos de vida. Considerem isto urgente…não se vão arrepender! ;D"
Desde já obrigado!
Bjs"

Muitos beijinhos
Mariana Homem"

sábado, 23 de janeiro de 2010

Atenção a todos: MUITO IMPORTANTE!!!

Boa noite a todos!

Venho pedir a vossa atenção para um assunto que penso ser muito importante, principalmente para voces!

Tive conhecimento através de alguns colegas que têm sido incomodados, ou mesmo pior, por pessoas que os adicionam no MSN ou no Hi5 fazendo-se passar por colegas da nossa Faculdade ou de outra Faculdade de Psicologia.

Pensando que são colegas somos capazes de dar várias informações, com a maior das boas vontades, o que se pode tornar realmente perigoso!

Isto só é possível devido ao PsicoBlaBla, portanto peço a todos para não divulgarem emails através do blog, para vossa própria segurança!
Se necessitarem mesmo do email de algum colega mandem me um email a pedir que eu dou, ou tentem de outra forma!

Deixo aqui o aviso, espero que acreditem que já ocorreram vários casos e que portanto tenham isto em atenção!

Os emails já conhecidos e que portanto não devem aceitar em lado nenhum são:

night.shadowx@hotmail.com
ruipaz06@hotmail.com
esteves_cardoso@hotmail.com
red_hot_pedro@hotmail.com
miguel_tatto@live.com.pt

Peço para quem tiver mais informações ou emails que não estejam aqui para me avisarem ou para comentarem este post dizendo!

Obrigada pela atenção.

Beijinhos
Mariana Homem"

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Materiais: Exame GTCS

Boa noite!

A nossa colega Vanessa Dias facultou-nos estes documentos que são resumos da sebenta de GTCS.

Espero que ainda ajude alguem..

Beijinhos
Mariana Homem"

John Locke


John Locke 2


rousseau e descartes

Exames de Biologia e Genética!

Para todos que precisarem, aqui ficam mais dois:

BIOLOGIA E GENÉTICA


QUESTIONÁRIO


Bons estudos!

Beijinhos

ps: o segundo é o que fizémos dia 18;)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Aula antes do Exame: Grandes Teorias das C.Sociais:

"Boa noite a todos!

Por motivos pessoais não pude ir à aula de dúvidas de GTCS, mas um colega nosso fez o favor de me enviar todas as informações que retirou dessa aula. Portanto, venho por aqui agradecer ao João Soares e transmitir-vos tudo o que ele me disse:


O exame é constituído por 20 questões escolha múltipla , podendo ter 4 a 5 opções, mais uma pergunta final, de resposta sucinta. Não existe critério de desconto.

Nas questões escolha múltipla existem opções totalmente certas, quase certas e erradas. A prof. dá cotação parcial mesmo se escolhermos as respostas quase certas.

Terá a duração de 1h30, 2h no máximo.

A prof. vai apelar à nossa capacidade de raciocínio, para lermos bem as questões, analisarmos os termos para não haver ambiguidades nem trocarmos o sentido da pergunta, etc.

Deve-se estudar a sebenta toda, excepto Kant. Sairão questões para relacionarmos autores, saber distinguir semelhanças e diferenças entre eles, e as diferenças entre as visões externalistas e internalistas.

Em relação a Piaget, ela disse que não vão sair as características detalhadas das disciplinas. Devemos tirar questões de ordem metodológica, as preocupações na elaboração de um trabalho prático, as prioridades que um investigador deve ter, as posições que deve tomar na investigação, etc.

Espero que vos ajude no estudo!
Boa sorte a todos!

Beijinhos
Mariana Homem"

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Comunicado - Inscrições 2ºsemestre:

"Boa noite a todos!

Está em anexo um Comunicado relativo às inscrições para o 2º semestre e é IMPORTANTE que todos tenham atenção e leiam este comunicado!

Precisava de tudo até dia 20 de Janeiro à noite! Peço desculpa por ser tão em cima mas só agora é que se deu conta do problema.

Muito obrigada pela atenção!

Beijinhos
Mariana Homem"

Comunicado

ATENÇÃO: Discussão dos relatórios de MIP

"Boa tarde a todos!

As data das discusões de MIP já saíram!
São estas informações que estão no site da cadeira:


Os horários de discussão dos trabalhos podem ser consultados por nome do orientador.

As discussões são obrigatórias - devem comparecer todos os elementos do grupo e cada elemento deve levar uma cópia do relatório.

Eventuais mudanças de horários só são possíveis por troca entre grupos e com o aviso prévio do docente.

As discussões realizam-se nos gabinetes dos respectivos docentes.



Aconselho a irem ao site ver a data do vosso grupo!



Beijinhos

Mariana Homem"

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

EXAMES BIOLOGIA E GENETICA

"se vires isto poe rapidamente no blog porque so recebi agora sff
bjinhos Mariana"

ca estao mais exames fornecido pelo Joao Soares- obrigada!

beijinhos e bom estudo!

Exame 2007

Exames 2006 (1ª e 2ª epoca)

Exames (97,01, 03, 04, 05)

domingo, 17 de janeiro de 2010

Atenção: ver notas nos powerpoints

Ola a todos!

A pedido da delegada, venho por este meio explicar-vos os seguintes passos para conseguirem ver as notas dos powerpoints aqui facultados:

aumentem o powerpoint para uma nova pagina(carregando no rectangulo); depois "actions";"show speaker notes" e abrirvos-á uma nova janela com as notas por cada slide:)

bom estudo!

beijinhos,ate amanha!

Andreia Alves

sábado, 16 de janeiro de 2010

IMPORTANTE: 2ªs fases

"Bom dia a todos!

Como vários colegas já me vieram perguntar determinadas informações em relação aos exames tentei saber tudo o que precisam.
Espero que não continuem com dúvidas, mas se tiverem estão à vontade para me mandar um email!


* Em relação aos exames em geral, se se falta ou chumba à 1ª fase, como não se passou na unidade curricular, está-se automáticamente inscrito para a 2ª fase.



* Se se quer fazer melhoria é necessário inscrever-se para exame até 3 dias antes da data do exame, na secretaria da faculdade.



* Em relação à unidade curricular de estatítica:

1. Se se passar nas frequências, só é possível fazer melhoria de nota na 2ª fase de exames.
2. Quem não passar nas frequências está automáticamente inscrito em 1ª fase e tem também possibilidade de fazer melhorias em 2ª fase.
3. A avaliação do software SPSS é feita nos exames exactamente da mesma forma que nas frequências (análise de outputs).

Beijinhos
Mariana Homem"

Muito IMPORTANTE: Inscrições no 2ºsemestre!

"Boa noite a todos!

Espero que os exames estajam a correr bem!

Finalmente já sabemos as datas de inscrições para o 2º semestre:


* Estatutos Especiais - 18 a 22 de Janeiro, presencialmente.



* Estatuto normal - 25 de Janeiro a 12 de Fevereiro, através do Sianet

Em anexo está o despacho relativo a estas mesmas datas e mais algumas informações, que vos aconselho a ler!

Beijinhos
Mariana Homem


Despacho

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Terramoto

"O terramoto ocorrido no Haiti devastou grande parte do país e o número de vítimas ainda continua por apurar ascendo, segundo as primeiras estimativas, a mais de 50.000 mortos.
A VIDA - Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano, ONG Portuguesa de Utilidade Publi...ca, junta-se ás suas parceiras europeias AVSI (www.avsi.org) e CESAL (www.cesal.org) para poder ajudar, com bens essenciais numa primeira fase e posteriormente avançarem no apoio á reconstrução do país nomeadamente nos bairros de lata de Soleil e Martissant, na capital de Port-au-Prince.

As ONGs parceiras da VIDA trabalham no Haiti desde 2000 tendo uma equipa de 7 expatriados no terreno aos quais se somam os colaboradores locais.

Todas as pessoas que queiram apoiar através de donativos poderão fazê-lo em Portugal através da conta VIDA.
Banco Millenium BCP
Conta nº: 9574289
NIB: 0033-0000-0000-957428905

É importante referir que existem muito mais formas de ajudar e mais Associações a precisar de ajuda monetária. Cada um poderá ajudar como pensa ser mais apropriado!

beijinhos

Mariana Homem"

ATENÇÃO: Pedido de Ajuda!

"Boa noite!

A pedido de uma colega nossa, Joana Rasga queria-vos pedir ajuda para encontrar-mos a calculadora dela:

"Deixei a minha máquina calculadora científica texas, na sala 11 (segundo piso, ao pé das escadas), no fim do exame de estatística. Se a viram ou entregaram nalgum lado, peço-vos que me avisem para joanarasga@hotmail.com. Obrigada :)"

Pff se alguem se lembrar de ter visto comunique!

Muitos beijinhos
Mariana Homem"

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Materiais: Biologia e Genética

"Boa tarde!

Em anexo estão uns apontamentos que uma colega nossa nos forneceu!

Tenham em atenção que os apontamentos são de outra faculdade e têm MUITO mais do que o que nós temos de saber! Eu queria ter apagado as partes que não eram necessárias mas não consigo mexer no documento, peço desculpa!

Penso que vos posso transmitir na mesma porque tem partes boas e que nos podem ajudar mas volto a salientar que se têm de guiar pelos slides das professoras e ver o que é necessário!

Pff tenham atenção!

Beijinhos
Mariana Homem"


Apontamentos: Biologia e Genética ISPA

ATENÇÃO: Open Space aberto!


"Muito boa tarde a todos!

Espero que o estudo esteja a correr bem!

Venho informar-vos que foi criado um novo Open Space de Estudo para todos os estudantes da Universidade de Lisboa!

O espaço estará aberto a partir de Quinta-Feira, dia 14 de Janeiro e situa-se na Cantina Velha da Universidade.

Em anexo está o cartaz deste mesmo espaço.
Aproveitem!

Beijinhos
Mariana Homem

ATENÇÃO: logotipo AE

Ola!

Mais uma vez a informação transmitida provém da AE da faculdade:

"A AEFPCE-UL vem, por este meio, comunicar a todos os estudantes que se encontra aberto o concurso com vista à criação do novo Logótipo da vossa Associação de Estudantes.

Como é sabido, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCE-UL) já se encontra extinta, tendo dado lugar, no dia 1 de Janeiro de 2010, à Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FP-UL) e ao Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-UL). Como tal, e tendo sido decidido em RGA que a A.E. representaria os estudantes das duas Instituições, abrimos este concurso a toda a comunidade estudantil, de modo a que todos se envolvam neste processo de transição.

Assim sendo, para que sejam aceites as propostas de logótipo, devem ser respeitadas os seguintes requisitos:

- Deverão representar os símbolos de ambos os cursos (Psicologia e Ciências da Educação);

- Respeitar o anterior símbolo da FPCE-UL, como também o da AEFPCE-UL;

- Terá de estar imbutida, nitidamente, a sigla da Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (AEFPIE-UL);

- As cores incluídas no símbolo deverão ser enquadradas com as cores de ambas as Intituições (Laranja - Psicologia e Terracota - Educação);

As propostas recebidas, via mail ou nas instalações da A.E, deverão ser entregues até ao dia 6 de Fevereiro de 2010, devidamente identificadas pelo seu autor, com nome, nº de telemóvel e e-mail, para futuro contacto, após discutidas e aprovadas as propostas em sede de Direcção.

E-mail ae.fpceul@gmail.com
Agradecemos, desde já, a vossa disponibilidade, e esperamos receber o vosso contributo para o desenvolvimento da vossa A.E.



Com os melhores Cumprimentos,

Diogo Martins
(Presidente da DAEFPCE-UL)"

Beijinhos
Mariana Homem

ATENÇÃO:Eleições para a AAUL


Boa tarde a todos!

Venho transmitir-vos uma informação da AE da nossa faculdade:

"A AEFPCE-UL vem, por este meio, informar todos os estudantes que estarão abertas as urnas, nos dias 14 e 15 de Janeiro, para as eleições para os orgãos sociais da Associação Académica da Universidade de Lisboa (AAUL). O horário de abertura das urnas será pelas 9:00h, sendo o seu fecho pelas 19:30h, em ambos os dias citados.

Seguem, em Anexo, os cartazes referentes à única lista candidata à AAUL.

Mais uma vez, apelamos ao voto de todos, pois os resultados desta votação espelham, de facto, a consciência de todos os estudantes perante as dificuldades que persistem na formação e vivência académica, e manifestam a necessidade de mudança e evolução.


Sem mais de momento,


Com os melhores Cumprimentos,


Diogo Martins
(Presidente da DAEFPCE-UL)"

Muitos Beijinhos
Mariana Homem

domingo, 10 de janeiro de 2010

Materiais: Aulas do Prof. Saraiva

Boa noite!
" como tivemos só agora é que tivemos acesso à matéria não vai sair na 1ª fase mas sim na 2ª.
Os dois ultimos documentos são apontamentos de colegas! mas o livre arbitrio nao sai no exame!
O primeiro documento foi mesmo facultado pelo prof. Saraiva
bjinhos
Mariana Homem"


Origem fonética do eu


Última aula teórica de Temas de Psicologia Geral

Livre Arbítrio-aula teorica de 15 de Dezembro de 2009

Beijinhos
Andreia Alves

sábado, 9 de janeiro de 2010

Trabalhos: Grandes Teorias das Ciências Sociais

Boa noite!

Aqui fica mais um trabalho apresentado na disciplina de Grandes Teorias das Ciências Sociais, dia 7 de Janeiro:






Bom fim-de-semana!
Beijinhos

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Inquérito online

Informam-se a todos os alunos da Faculdade de Psicologia e do Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, que existe na internet um inquérito a ser preenchido pelos alunos das comunidades PALOP e CPLP, assim como pelos alunos que são descendentes destas comunidades, com o objectivo de saber a pertinência da criação de um núcleo de estudantes das comunidades acima mencionadas, na Faculdade de Psicologia e Instituto da Educação da Universidade de Lisboa.
Caso desejem colaborar o link para o inquérito é:
http://www.eSurveysPro.com/Survey.aspx?id=34b2cc4b-1a00-4c6d-b002-7d06f426bb82


Agradecemos deste já a vossa colaboração!

Informações: Importante!!!

"Boa noite a todos!

As aulas de compensação do Prof. Wolfgang afinal são sexta feira mas das 13h às 15h e das 15h às 17h.

As aulas de compensação de MIP é necessárioo irem ver as informações ao site da cadeira.

Vai ser dada uma aula para tirar dúvidas de GTCS no dia 20 de Janeiro às 15h.

E, por último, as propinas vão puder ser pagas a partir de segunda feira na tesouraria da faculdade, peço desculpa a informação anterior em relação ao local foi erro meu.

bjinhos
Mariana Homem"

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Informações importantes!

"Boa tarde!

Venho informar que as propinas são para ser pagas durante o mês de Janeiro na Secretaria da Faculdade.

Os horários do 2º semestre já estão no site da faculdade mas ainda não foi divulgada a data das inscrições para o 2º semestre.

Atenção a todos os que ainda não realizaram a 2ª experiência de MIP, vão ocorrer 5ª e 6ª feira, dias 7 e 8 (vejam o site da cadeira).

bjinhos
Mariana Homem"

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Aula de Temas de Psicologia Geral : Livre arbítrio

"Boa noite a todos!

Em anexo estão uns resumos da aula sobre o Livre Arbítrio do professor Nuno Martins!

Peço desculpa mas mesmo falando com os professores não consegui arranjar material, portanto temos todos de agradecer à colega Isabel de Almeida que nos facultou os apontamentos dela.

Peço que tenham atenção ao que ela mesma me disse: "Ressalvo algum lapso na minha recolha de apontamentos durante a aula, mas muitas coisas foram copiadas também dos slides que o professor ia passando em PowerPoint, sempre que ele ia dando as suas próprias opiniões eu indiquei no texto."

Beijinhos
Mariana Homem"

Livre arbítrio